Veja como o stress do coronavírus pode afetar a sua pele

Dicas de prevenção contra o Coronavírus
26 de março de 2020
Coronavírus: Barba, cortar ou não cortar?
12 de junho de 2020

É inevitável que a pandemia pelo Coronavírus provoque estresse.
Por esse motivo algumas manifestações psicossomáticas podem ocorrer na pele. Aliás, a pele é o órgão, junto com o sistema digestivo, que mais apresenta quadros de somatização.

A queda de cabelo é uma das manifestações mais frequentes associadas a situações de muito estresse. Essa queda é difusa e pode assustar, porém é importante saber que não há diminuição ou desaparecimento dos folículos, ou seja, as raízes do cabelo.

Nessa fase, podemos utilizar vitaminas e suplementos específicos para que quando o cabelo retornar para a fase de crescimento possa ter melhor qualidade e espessura. Esses suplementos podem ter: cisteína, Vitamina C, Vitamina E, biotina e silício, entre outros.

Outra situação que pode aparecer ou piorar devido ao estresse é a dermatite seborreica.

A dermatite seborreica compromete principalmente o couro cabeludo e promove descamação, coceira e caspa no local. Além disso ela piora a queda de cabelo. Ela pode ser tratada com corticoides tópicos e xampus antiseborreicos e antioleosidade.

Outros problemas de pele podem ocorrer devido ao excesso de estresse, entre eles coceiras que chamamos de prurido e também o aparecimento do herpes simples nas pessoas com predisposição a essa virose.

Doenças como psoríase, que é uma doença inflamatória, também pioram com o estresse.

O vitiligo, que é uma doença autoimune, pode ser desencadeada ou exacerbada por questões emocionais.

A acne, que se manifesta como pápulas, pústulas, nódulos e abcessos, também pode piorar com o excesso de preocupações.

Todos esses problemas têm solução e vão passar. O importante é que você mantenha a calma e a tranquilidade (dentro do possível!). Esse momento vai passar! Temos de ter garra e controle para minimizar os impactos e problemas que ele traz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?