Você sabe a diferença entre melasma e câncer de pele

Tratamento Corporal para Gordura Localizada
3 de dezembro de 2019
Suor em Excesso? Pode ser Hiperidrose
19 de dezembro de 2019

A chegada do verão levanta muitas dúvidas relacionadas às doenças de pele e os cuidados necessários para preservá-la saudável e bonita sem se preocupar muito com a exposição ao sol.
De todas as questões, a mais urgente está relacionada ao câncer de pele e é muito comum que seja feita uma confusão entre a doença e a manifestação do melasma.

Tanto o câncer de pele quanto o melasma podem ser desencadeados pelos mesmos fatores, como exposição ao sol, ao calor e a agentes químicos.
A predisposição genética e a carga hereditária são fatores que podem levar uma pessoa a desenvolver as doenças.

O câncer de pele indica uma mutação genética que leva à multiplicação descontrolada de células cancerígenas do tecido. Em casos mais extremos (como o melanoma), essas estruturas passam a circular pela corrente sanguínea e podem se acumular em outros lugares do corpo.

No caso do melasma, ele indica uma disfunção das células responsáveis por produzir a melanina que protege a pele; o resultado são manchinhas principalmente na área do rosto, mas que não são malignas.

NA PRÁTICA
Câncer de pele: geralmente, as feridas que se formam na pele sangram com bastante facilidade, não cicatrizam e aumentam de tamanho, além de provocar coceira, crostas e erosões.

Melasma: tendem a ser manchas mais escuras e simétricas que não coçam, nem apresentam lesões e podem variar de intensidade.

Para um diagnóstico adequado, procure um médico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?